Otoplastia

A Otoplastia pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

Cirurgia

O tipo de anestesia fica a critério da equipe de anestesistas, podendo ser anestesia local, anestesia local com sedação ou anestesia geral. O procedimento cirúrgico dura em media de 1-2 hs.

É realizada uma incisão localizada estrategicamente no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximas da cabeça e criar dobras cartilaginosas que caracterizam essa parte do corpo. A “rotação” da orelha pode ser executada retirando-se um pedaço de cartilagem da concha (parte côncava adjacente ao orifício do canal da orelha) e/ou simplesmente utilizando suturas.

 

Recuperação pós-operatória

 

É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor. Pode haver sensação de coceira sob as ataduras. É importante que as mesmas permaneçam intactas e não sejam removidas de modo algum. Se esta recomendação não for seguida, pode resultar na perda de parte da correção, sendo necessária nova cirurgia.

Pacientes podem ter alta medica no mesmo dia de cirurgia, não havendo necessidade de internação hospitalar. Devem permanecer em repouso absoluto por 2-3 dias, mantendo a cabeça elevada e com uma faixa elástica por cima das orelhas por 2 - 4 semanas. As cicatrizes resultantes ficam praticamente imperceptíveis, devido a sua criteriosa localização planejada.

A maioria dos pacientes retornam às suas atividades laborais ou escolares em 3-5 dias e atividade física em 30 dias, dependendo de cada caso clinico-cirúrgico. Os resultados são bastante satisfatórios e podem começar a ser notados em 7 dias após a retirada dos curativos.

Este site obedece às Normas e Diretrizes do CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Os Assuntos aqui abordados têm apenas o intuito de informar a população. Sempre consulte o seu médico antes de ser submetido a qualquer tipo de tratamento

Santos & Região: (13) 32242294 / (13) 997533819

São Vicente: (13) 32080800

Boituva & Região: (15) 33631544 / (15) 997423665

Bauru & Região: (14) 32232600

Contatos:

© Todos direitos reservados Fabricio Francischone