September 21, 2017

September 16, 2017

September 8, 2017

September 7, 2017

Please reload

Posts Recentes

Entrevista Record News 20/04/2019

April 22, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cuidados Especiais com Pontos Cirúrgico!!

September 14, 2017

 

 

 

Os pontos de cirurgia plástica doem? Eles caem sozinhos? Como saber se há pontos inflamados?… A lista de dúvidas sobre pontos cirúrgicos é grande, por isso dedicamos um conteúdo exclusivo para falar sobre o assunto.

É comum que, ao compararmos ao período pré-cirúrgico, a fase do pós-operatório costuma receber menos atenção por parte das pacientes. Mas isso não pode acontecer! Afinal este momento também é decisivo no resultado da sua cirurgia.

Não estamos falando apenas dos pontos cirúrgicos, cuidados indicados pelo médico devem ser seguidos à risca e jamais substituídos por informações obtidas por pessoas leigas ou coletadas na internet sem fontes confiáveis.

Se você preza por um bom resultado continue lendo, você vai:

  • Ver os diferenciais dos pontos de cirurgia plástica

  • Conhecer os Tipos de Pontos Cirúrgicos

  • Aprender os principais Cuidados Pontos Cirúrgicos

  • Saber a causa e o que fazer no caso de Pontos Cirúrgicos Abertos

  • Descobrir que atitude tomar diante de Pontos inflamados após a cirurgia

  • Conferir a resposta para a famosa pergunta: Tirar pontos dói?

 

Diferenciais dos pontos de cirurgia plástica

 

 

 

Os pontos de cirurgia são as suturas responsáveis por unir a pele e fechar os músculos. Ou seja, eles têm um papel fundamental e, por isso, não devem ser removidos antes da hora.

Um diferencial em cirurgia plástica é que os pontos de sutura são feitos com atenção e cuidado redobrado, afinal estamos falando de um procedimento estético.

Muito além dos cuidados de não deixar os pontos cirúrgicos frouxos ou apertados demais, os cirurgiões plásticos têm uma atenção especial com a aparência. Tudo isso para que o processo de cicatrização ocorra o mais dentro da normalidade possível e o resultado fique mais harmonioso.

 

Tipos de Pontos Cirúrgicos

 

 

 

Entre os tipos de pontos cirúrgicos, há basicamente duas classificações mais amplas:

  • Interrompidas: quando os fios são atados e cortados após uma ou duas passagens nos tecidos.

  • Contínuas: quando é feito um nó no início, que só é cortado no final, após diversas passadas pelos tecidos.

Uma questão importante em relação aos pontos de cirurgia é o tipo de fio, que pode ser absorvível ou não pelo organismo. No caso do fio absorvível, ele se decompõe sem risco algum à saúde.

Esta opção é popularmente conhecida como pontos cirúrgicos que caem sozinhos, mas que na verdade são absorvidos pelo organismo.

Já o fio não absorvível deve ser removido mecanicamente e, apesar de não se soltar naturalmente, ele se torna mais suscetível a rupturas quando a pele costurada está frágil.

O mais comum em um procedimento estético é o uso de um ponto cirúrgico interno com fio absorvível. Mas a escolha está relacionada à técnica do médico, por isso muitos deles combinam os dois tipos de pontos, utilizando também o externo com fio não absorvível.

Vale lembrar que há pontos internos feitos com fios não absorvíveis que ficam para o resto da sua vida, como nas cirurgias de Otoplastia, de Prótese de Silicone e de Abdominoplastia na sutura dos músculos. São os chamados pontos de sustentação, que são idealizados justamente para permanecerem no local.

Quem está pesquisando, vai encontrar também a opção de cirurgia sem pontos, na qual é usada uma cola cirúrgica no local da sutura. Este tipo tem o benefício de ser mais fácil e rápido de aplicar.

Mas também tem risco maior de infecção, pois exige mais atenção com a higiene diária da região e, após três dias, a paciente precisa retirar sozinha a parte externa que fica sobre a área operada.

 

Pontos Cirúrgicos: Cuidados Principais

 

 

 

Para evitar um ponto inflamado ou um ponto cirúrgico aberto há vários cuidados que podemos ter. E, não estamos falando de nada mirabolante, são ações básicas, que já fazem a diferença na sua recuperação.

  • Lave com água e sabão neutro, assim você não corre riscos desnecessários de ter infecção de pele.

  • Evite deixar o corte aberto, o curativo é importante para evitar o contato com sujeiras que também podem causar infecções.

  • Não faça esforço acima do recomendado para não ter os pontos cirúrgicos abertos.

Claro que cada tipo de procedimento vai exigir cuidados específicos em relação ao ponto cirúrgico, pois a região operada vai demandar uma atenção maior. Por exemplo, para o implante de panturrilha, caminhar e dirigir estão fora de cogitação até a liberação do médico.

Vale ressaltar que se estiver saindo líquido do seu ponto cirúrgico pode ser seroma. Neste caso o médico deve examinar a região.

 

Pontos Cirúrgicos Abertos

 

 

 

Muitas pacientes acham que ao realizar um simples movimento não vão comprometer a cicatrização de pontos. Pensamento errado, pois este ato de descuido pode provocar sérias consequências ao resultado da sua cirurgia plástica.

Isto porque as pessoas têm controle sobre as próprias ações, mas não sobre as reações do organismo. Ou seja, é preciso respeitar o próprio corpo e não se arriscar em movimentos descuidados.

Vale lembrar que o fato da paciente ser fumante ou ter diabetes interfere na cicatrização de pontos, pode enfraquecê-los e até causar sua abertura.

Pontos internos abdominoplastia: pode romper? Esta é uma questão comum para quem fez a cirurgia de retirada de excesso de pele na barriga. E, o rompimento pode acontecer, por isso é tão importante neste procedimento a paciente andar curvada nas primeiras semanas.

Em relação a ponto aberto de cirurgia mama vamos detalhar mais a seguir. Continue lendo para saber!

 

Ponto aberto: cirurgia mama

 

É comum recebermos o questionamento sobre um ponto aberto de cirurgia mama. Neste caso é sempre importante ressaltar para a paciente não pendurar bolsas no ombro ou segurar filhos no colo. Isso, não apenas por causa do ponto cirúrgico, mas também pelo alto risco de deslocamento da prótese de silicone.

Ponto aberto cirurgia mama? Isso não acontece sozinho. Os pontos só abrem quando há esforço como os comentados anteriormente. Por isso, o cirurgião plástico sempre ressalta as recomendações para não fazer movimentos bruscos ou pegar peso.

 

Pontos abriram o que fazer?

 

 

 

Na fase inicial de recuperação todo cuidado é pouco, ainda mais para evitar aquela famosa frase de desespero: Meu Deus meus pontos abriram o que fazer?

Mas calma, se isso acontecer, você deve manter o local higienizado, protegido e procurar o cirurgião para avaliar.

É importante ressaltar que uma vez rompido, o ponto não pode ser refeito. A ferida deve se recuperar naturalmente.

Se necessário, somente após seis meses, uma cirurgia de correção de cicatriz pode ser realizada. Essa espera é necessária mesmo com a cicatrização da pele, pois os músculos levam mais tempo para se recuperar.

Enquanto o ferimento estiver em processo de cicatrização, ele deverá receber cuidados redobrados quanto à higienização e proteção. Caso contrário, há grandes chances de infecção.

 

Pontos inflamados após a cirurgia: o que fazer?

 

 

 

Você pode se espantar com esta notícia, mas é a mais pura verdade: 100% das pacientes têm inflamação de pontos cirúrgicos. Esta situação é normal, pois faz parte do processo de cicatrização.

Por este motivo, o cirurgião plástico sempre indica um anti-inflamatório para evitar os aspectos negativos desta fase, como eventualmente a dor.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  • Vermelhidão

  • Inchaço

  • Dor ao tocar

  • Sensação de calor

Mas, fique tranquila, conforme mencionado anteriormente, ter um ponto inflamado no silicone, numa abdominoplastia ou em outra cirurgia plástica é uma situação comum. A princípio não requer nenhum cuidado especial, apenas higiene básica.

É claro que se o ponto inflamado piorar e o local ficar mais escuro, você deve procurar o cirurgião para uma avaliação e ele pode indicar um reparo na cicatriz.

O bom de você fazer sua cirurgia plástica em uma clínica estruturada é que há uma equipe bem preparada para atendê-la sempre que necessário.

Se o seu médico ficar doente ou tirar uma licença, haverá outro especializado em plástica e com o mesmo nível de experiência para consultá-la. Este é o padrão que adotamos aqui na Dream Plastic para que nenhuma paciente fique desamparada.

Além disso, há um canal exclusivo de dúvidas para pacientes, o Disk Enfermagem Dream Plastic. Nele você fala direto com a equipe de enfermagem, que tem acesso ao seu prontuário, e é capaz de fornecer informações mais precisas sobre seu caso.  Assim fica mais fácil esclarecer as dúvidas que surgem no dia a dia do seu pós-operatório.

 

Tirar pontos dói?

 

 

 

Esta é a pergunta que não quer calar: Retirar pontos cirúrgicos dói?

Depois de ter passado pela fase de ansiedade do pré-operatório, a retirada dos pontos de sutura também gera uma inquietude, mas desnecessária, já que não é algo dolorido ou que exige uma grande preparação.

Então relaxa, a reposta para a pergunta se tirar pontos dói é não, o que você vai sentir é um pequeno incômodo.

O importante é que você faça isso em um local adequado, com o seu cirurgião ou a equipe de enfermagem da clínica.

Em relação ao tempo para retirada de pontos cirúrgicos varia, pode ocorrer entre 15 e 21 dias depois da cirurgia.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Este site obedece às Normas e Diretrizes do CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Os Assuntos aqui abordados têm apenas o intuito de informar a população. Sempre consulte o seu médico antes de ser submetido a qualquer tipo de tratamento

Santos & Região: (13) 32242294 / (13) 997533819

São Vicente: (13) 32080800

Boituva & Região: (15) 33631544 / (15) 997423665

Bauru & Região: (14) 32232600

Contatos:

© Todos direitos reservados Fabricio Francischone