top of page

Prótese de Panturrilha



Muitas pessoas estão insatisfeitas com suas panturrilhas, a ponto de deixar de usar roupas mais curtas, por exemplo. A cirurgia de prótese de panturrilha é indicada em casos como este, para pessoas com pouco volume na região das panturrilhas, principalmente na parte interna e posterior das pernas.


Seu principal objetivo é promover o aumento do volume das panturrilhas, com melhora do formato e da proporção entre as coxas e as pernas. Também é válido em outras situações como lesões nervosas ou em sequelas de traumas.

Como é realizada?

A aplicação das próteses na panturrilha é relativamente simples. É uma cirurgia plástica realizada com anestesia peridural, geral ou raqui. O procedimento dura cerca de uma hora e o paciente permanece no hospital por 24 horas. O procedimento cirúrgico consiste na implantação de uma prótese de silicone em gel na panturrilha. Ele é realizado através de uma incisão (corte) na região posterior das joelhos de apenas 2-3 cm, localizada na dobra posterior do joelho. É feito uma “bolsa” ou descolado um espaço acima do músculo, então é inserido o implante e é realizada a sutura da incisão.


Quem pode realizar a cirurgia?

É possível realizar essa cirurgia a partir dos 18 anos. A panturrilha possui fundamental importância para a estética das pernas, e da harmonia do corpo como um todo. Homens e mulheres buscam a cirurgia por diferentes motivos, geralmente quando a malhação e dieta balanceada não proporcionam os resultados esperados. A panturrilha para os homens é uma das partes do corpo que mais se deseja definir. Já as mulheres, muitas vezes, buscam equilíbrio anatômico entre panturrilha, coxa e quadril, e assim, encontram a segurança em relação ao seu corpo e auto estima.

Como é o pré-operatório?

Após os exames de rotina, é importante se programar e tomar certos cuidados. Não se deve tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina, doril, ass, etc), e evitar anticoagulantes. Evitar usar substâncias tóxicas ou bebidas alcoólicas nas duas semanas antecedentes a cirurgia. Se atentar e comunicar o médico a sinais de resfriados, conjuntivite, ou qualquer tipo de infecção. No caso das mulheres, a menstruação não é impedimento à sua cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual. Dentre outros cuidados que serão brevemente expostos.

Pós-operatório

A cicatriz da prótese de panturrilha, por estar localizada em um local bastante discreto (face posterior do joelho), fica praticamente imperceptível após o período de cicatrização normal. Para um resultado perfeito deve-se seguir à risca o pós operatório: usar meias elásticas especiais por dois meses, usar sapatos de salto com cinco centímetros pelo menos por 15 dias, evitar exercícios físicos de membros inferiores por pelo menos 30 dias e não tomar sol na cicatriz por seis meses.

Como é a recuperação da cirurgia de prótese de panturrilha?

A dor que ocorre principalmente nas 48 horas é tolerável e controlável com analgésicos e antiinflamatórios. A paciente ópera de dia e a noite já está andando.

Após a cirurgia é realizado um curativo simples com micropore, que será retirado em torno do sétimo dia. A partir desta data o paciente poderá tomar banho normalmente. Para retorno ao trabalho, deve-se evitar dirigir e andar muito nos 15 primeiros dias, e seguir as demais recomendações do médico.


Posso associar a outros procedimentos?

A logística pós operatório é de extrema importância, um paciente que tiver um ou mais meses para se recuperar tendo o auxílio de outras pessoas, têm mais chances de poder associar a outras cirurgias. Ou seja, se todas as premissas forem respeitadas, sim. Com cirurgias como lipoaspiração, mamoplastia, prótese de mama, entre outras. Vale ressaltar, que o ideal é se programar bem para ter o melhor resultado e segurança possíveis.

Resultados

Apesar do resultado imediato já apresentarem mudança significativa, o resultado final só pode ser visto após 06 meses.

E as complicações?

Como qualquer procedimento, existem riscos no implante de panturrilhas. Como os compartimentos da panturrilha tem espaços restritos para expandir, um simples inchaço pode causar problemas pra quem tem uma prótese na região.

Problemas de infecções e hematomas são pouco comuns. Deslocamento de prótese pode acontecer, principalmente se as recomendações não forem seguidas. Por isso, deve-se seguir à risca as orientações de seu médico.

Precisarei trocar as próteses após certo período?

O desenvolvimento tecnológico do silicone e da própria cirurgia permite que o tempo para a permanência com a mesma prótese se estenda para trinta anos. Uma nova cirurgia precisará ser feita, mas com um corte na mesma cicatriz anterior.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page